Os Estados Unidos derrotaram o Japão por 3 sets a 0 – parciais de 25-15, 25-18, 26-24 -, na manhã deste domingo (16/6), na cidade japonesa de Fukuoka, no encerramento da fase classificatória das VNL Feminina 2024 e conquistaram a vaga para a fase final, a partir da próxima quinta-feira, na Tailândia. Os EUA, tricampeões da Liga das Nações (2018, 2019, 2020), e atuais campeões olímpicos, corriam o risco de ficar fora do mata-mata do torneio.
O time do técnico Karch Kiraly se classificou em sétimo lugar e aguarda a definição do seu adversário na próxima fase: Itália ou Polônia. Três jogadoras terminaram como maiores pontuadoras da partida de hoje, todas com 13 pontos. Pelos EUA, a ponteira Avery Skinner e a oposta Annie Drews e, pelo Japão, a ponteira Mayu Ishikawa. As norte-americanas marcaram 52 pontos de ataque, 7 de bloqueio, 3 de saque e contaram com 15 pontos cedidos em erros pelas Japonesas. As asiáticas fizeram 38 pontos de ataque, 4 de bloqueio, nenhum de saque e erraram 14 vezes.
Os Estados Unidos chegaram à última rodada da fase classificatória correndo o risco de ficar de fora da fase final pela primeira vez na sua história. O time jogou as duas primeiras semanas da VNL sem estar completo e só contou com titulares como Robinson e Drews na semana de Fukuoka. Hoje, Kiraly surpreendeu na escalação, com Skinner no lugar de Robinson, Drews na vaga de Thompson e Hall substituindo Ogbogu.
Na abertura da rodada, o Brasil derrotou a Turquia por 3 a 0 e garantiu a primeira colocação geral para enfrentar a Tailândia nas quartas de final. Confira aqui a classificação da VNL.