Atletas do vôlei brasileiro, torcedores, perfis e páginas especializadas no esporte aderiram – assim como ativistas, artistas e celebridades -, nesta terça-feira (02.06), à hashtag #BlackOutTuesday, associada a um quadrado preto nas redes sociais, como forma de conscientização contra o racismo.
A ação faz parte de uma série de protestos desde a morte de George Floyd, homem negro que morreu sufocado por um policial branco nos Estados Unidos, na semana passada, na cidade de Minneapolis, em Minnesota.
A iniciativa foi da indústria fonográfica e a ideia é que as pessoas tirem o dia para aprender e entendam como podem ajudar na luta contra o racismo. O Spotify anunciou que não vai publicar nada hoje em sua plataforma e que vai adicionar em algumas playlists e podcasts uma faixa silenciosa de exatos 8min46 segundos – que seria o tempo que durou o sufocamento de Floyd, segundo vídeo que circulou nas redes sociais.
A Apple Music apagou todas as publicações no seu perfil no Instagram, deixando somente um vídeo e uma foto do movimento.
O líbero Escadinha postou um vídeo e pediu união:
– Vidas negras importam sim. Estamos aqui para combater todo tipo de preconceito e racismo contra o povo n egro. Vamos fazer isso, levando mais amor para as pessoas, mais educação, mais saúde. Vidas negras importam, importam sim. Precisamos da ajuda de todo mundo. Só a união vai nos ajudar a chegar nesse lugar. Um dia a gente vai viver sem racismo e sem preconceito. Vamos nos unir, muita paz.
A ponteira Drussyla, do Sesc RJ e da Seleção Brasileira, postou, em seus Stories, um texto pedindo conscientização: “Não adianta postar foto black se você atravessa a rua quando um preto vem em sua direção, achando que vai ser assaltada, não adianta compartilhar foto black se você chama o segurança do shopping quando um preto entra na loja, não adianta compartilhar foto black se você abre a porta de serviço se um preto vai entregar algo na sua casa. O racismo existe nas pequenas coisas e compartilhar uma foto não vai mudar isso. Pense bem”.
Veja algumas das várias postagens de atletas relativas à luta contra o racismo nesta terça-feira: