Desde 2023, a cidade francesa de Metz, na região de La Moselle, é a casa europeia do vôlei brasileiro, em uma parceria da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com o governo da região do norte da França. Em um evento nesta terça-feira (4/6), o projeto foi mantido, com contrato renovado por mais quatro anos.
É a primeira vez na história que o vôlei brasileiro teve uma base no país sede na preparação para os Jogos Olímpicos e no desenvolvimento de jovens talentos, com um local de excelência para treinamentos e a possibilidade de intercâmbio com escolas importantes do vôlei mundial.
– Um dos pilares da preparação de excelência das equipes adultas e da formação de novos talentos é o Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. A iniciativa de ter um CT na França foi uma sequência desse trabalho, voltada para a participação do Brasil nos Jogos de Paris-2024, mas também para a preparação das novas gerações para os Jogos de 2028 e 2032. O projeto também amplia o interesse pelo vôlei brasileiro e internacionaliza a marca Vôlei Brasil – explica Radamés Lattari, presidente da CBV, que esteve na cerimônia de renovação, em Metz, ao lado do diretor técnico Jorge Bichara, do gerente de competições de quadra Marcelo Elgarten, e da campeã olímpica de vôlei de praia Jackie Silva, embaixadora da parceria.
O CT de La Moselle tem 45 mil m², sendo 11 mil de área construída. As seleções adultas e de base têm à disposição uma estrutura que inclui ginásio poliesportivo, restaurante, acomodações, academia e salas para fisioterapia e vídeo. Em junho de 2023, a seleção masculina sub-21 foi a primeira a ocupar o local. O CT de La Moselle também recebeu as equipes sub-19 masculina e feminina, como parte fundamental da preparação para competições internacionais e base para amistosos com seis equipes europeias. A equipe masculina adulta esteve no local durante a disputa da Liga das Nações de 2023 e voltará ao local antes dos Jogos Olímpicos de Paris. Atualmente, a seleção masculina sub-19 treina novamente no CT francês em preparação para o Sul-Americano, competição classificatória para o Mundial da categoria.
Este mês, o local ganhou uma quadra de vôlei de praia, construída seguindo as especificações da CBV, para que pudesse receber também as duplas que disputarão os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Evandro e Arthur Lanci foram os primeiros atletas de praia a treinar na estrutura, oficialmente inaugurada durante a cerimônia de renovação da parceria.
Semana do Vôlei na Moselle
Para marcar a renovação da parceria com a CBV, a região de La Moselle realizou a “Semana do Vôlei na Moselle”, que começou no sábado, com Marcelo Elgarten e Jackie Silva participando da entrega de premiação da Copa Moselle de Vôlei. No domingo, a dupla realizou um bate-bola na quadra de vôlei de praia do clube Beach Volley Algrange.
Na segunda, depois de uma recepção no Centro Pompidou de Metz, que antecipou as celebrações do Ano do Brasil na França, em 2025, os representantes da CBV foram recebidos pelo presidente do Departamento de La Moselle.
Na quarta-feira, haverá uma visita a uma escola e a um abrigo para crianças em vulnerabilidade social, que serão apadrinhados pela CBV. A região de Moselle pretende incluir o vôlei na grade escolar do departamento para promover a modalidade e usar o esporte para dar oportunidade a crianças carentes.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, La Moselle vai transmitir todos os jogos de vôlei e vôlei de praia do Brasil em sua fan fest. Quadras de vôlei de praia serão montadas no local e em outras áreas da região.