O Circuito Mundial de vôlei de praia chega nesta semana à República Tcheca, onde será disputada a etapa duas estrelas em Praga, com três duplas representando o Brasil. Andressa/Vitória e Oscar/Saymon já têm vaga garantida na chave principal, enquanto a dupla Elize Maia/Thâmela joga o qualifying nesta quinta-feira.
Terceira colocada geral no Circuito Brasileiro 20/21 e campeã do Circuito Brasileiro Challenger 2021, Elize Maia e Thâmela enfrentam Brinkova/Siruckova (TCH), às 5h50 (de Brasília), nesta quinta, pelo quali feminino.
– Eu estou bem feliz e empolgada, sinto que estou muito bem-preparada para o torneio. A gente vem treinando forte, e os resultados sempre são consequência do trabalho. As expectativas são ótimas e vamos dar nosso melhor em quadra sempre – disse Thâmela, que disputa sua primeira etapa de Circuito Mundial na categoria adulta.
A competição em Praga será a primeira de Andressa e Vitória jogando juntas no Circuito Mundial de vôlei de praia. Vice-campeã do Superpraia 2021, a dupla é uma das 12 já garantidas no torneio principal, que começa na sexta-feira.
– A gente veio jogando uma temporada muito boa, muito consistente no Circuito Brasileiro, o que nos dá mais confiança no time, no jogo. Isso é muito importante para rodar o Circuito Mundial. A gente pensa em entrar em quadra e conseguir soltar nosso jogo, dar nosso melhor, jogar tranquila e, assim, ir caminhando passo a passo. Jogar o Mundial é uma realização tanto para mim quanto para a Vitória. A gente sonha em alçar voos maiores, então o primeiro passo é chegar até aqui, e o resto é caminhada. A gente vai ter que vivenciar tudo aos poucos, sempre treinando e se empenhando no nosso melhor, que as oportunidades aparecem – afirmou Andressa.
Na competição masculina, Oscar e Saymon estarão do mesmo lado da quadra pela primeira vez. Os dois, que também estão garantidos na chave principal, se juntaram para a etapa de Praga e o torneio uma estrela de Montpellier, na França, na próxima semana.
– Vai ser a primeira vez que a gente vai jogar junto, a gente está focado nessas duas etapas do Mundial e, como sempre, tentar representar muito bem o Brasil. A expectativa é muito boa, de voltar a jogar o Circuito Mundial, de ver como está o nível fora, de saber que está bem-preparado. Apesar do pouco entrosamento, a gente tem características muito boas, que se completam dentro de quadra, o Saymon com um bloqueio um pouco mais agressivo e eu na defesa, os dois sacando bem. Vamos deixar fluir, nos divertir na etapa e buscar o nosso melhor, que é o nosso objetivo – destacou Oscar.
A etapa em Praga reúne 26 duplas no torneio masculina, e 25 no feminino. As 12 de melhor ranking em cada naipe já estão asseguradas na chave de grupos, enquanto os outros times participam do qualifying que, por meio de jogos eliminatórios, classificando mais quatro duplas. O evento distribui 20 mil euros em premiação por gênero e garante aos campeões 400 pontos no ranking mundial.