O 2023 do vôlei de praia internacional começará em Doha, no Qatar, entre os dias 26 e 29 de janeiro, com a disputa Finals do Circuito Mundial.
Dez duplas masculinas e dez femininas estarão na disputa do título e da premiação de 150 mil dólares (R$ 770 mil) aos vencedores de cada naipe.
Para a definição das dez duplas, a Federação Internacional (FIVB) utilizou o ranking mundial para definir as oito primeiras. Já duas parcerias de cada naipe receberam o convite da organização. Os cabeças de chave no Finals de vôlei de praia serão os cataris Cherif/Ahmed e as brasileiras Duda/Ana Patrícia.
Além das atuais campeãs mundiais, o Brasil contará na competição em Doha com mais três duplas: George/André, Renato/Vitor Felipe e Bárbara Seixas/Carol Solberg.
– Este é o ponto culminante de um ano incrivelmente competitivo nas areias em todo o mundo e uma olhada nas equipes envolvidas mostra o quão emocionante e competitivo será o primeiro Tour Finals. Com campeões olímpicos, campeões mundiais, duplas em forma e parcerias novas e antigas indo para a areia, temos um evento que promete estar repleto de boas histórias das melhores equipes do mundo – disse o CEO da Volleyball World, Finn Taylor.
Duplas masculinas
George/André (Brasil)
Renato/Vitor Felipe (Brasil)
Cherif/Ahmed (Qatar)
Mol/Sorum (Noruega)
Brouwer/Meeuwsen (Holanda)
Bryl/Losiak (Polônia)
Nicolai/Cottafava (Itália)
Perusic/Schweiner (República Tcheca)
E. Grimalt/M. Grimalt (Chile) – convite
Carambula/Ranghieri (Itália) – convite
Duplas femininas
Duda/Ana Patrícia (Brasil)
Bárbara Seixas/Carol Solberg (Brasil)
Stam/Schoon (Holanda)
Clancy/Mariafe (Austrália)
Anastasija/Tina (Letônia)
Hüberli/Brunner (Suíça)
Tillmann/Müller (Alemanha)
Nuss/Kloth (Estados Unidos)
Hughes/Cheng (Estados Unidos) – convite
Pavan/Bukovec (Canadá) – convite