O vôlei de praia definiu, neste último fim de semana, os últimos países classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As vagas foram disputadas nas Copas Continentais, com um lugar para cada continente por naipe.
Agora cada país classificado indicará qual dupla ficará com a vaga, uma vez que a Copa Continental foi disputada por duas parcerias, fazendo com que o “time” garantisse um lugar na Olimpíada.
Na América do Sul, a Argentina garantiu suas duplas tanto no masculino quanto no feminino. Na Ásia, a China confirmou mais uma vaga entre as mulheres, enquanto a Austrália, que participa das competições asiáticas mesmo ficando na Oceania, levou no masculino.
Na Europa, as vagas ficaram com as holandesas e com os suíços. Na África, o Quênia se garantiu entre as mulheres, enquanto Marrocos levou a vaga entre os homens. Já nas Américas do Norte e Central, Cuba (feminino) e México (masculino) se classificaram.
Na Olimpíada serão 24 duplas em cada chave. O sorteio dos jogos acontecerá no próximo dia 5 de julho, em Moscou, na Rússia.
Os representantes do Brasil no vôlei de praia, em Tóquio, serão Ágatha/Duda, Rebecca/Ana Patrícia, Alison/Álvaro Filho e Bruno Schmidt/Evandro.