O Vôlei Futuro anunciou na última segunda-feira (21/8) que deixará a cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, e buscará uma nova sede. Em um vídeo publicado nas redes sociais do clube, o diretor Luizinho afirmou que o motivo é um impasse com a Secretaria de Esportes. Ele cita falta de apoio com transportes e despesas operacionais. A Prefeitura não se posicionou até o momento sobre as reclamações.
– Infelizmente, tive uma visita hoje (segunda-feira) com o nosso secretário municipal de esportes avisando que, realmente, ele não vai dar nenhum transporte. Isso é corriqueiro. Então, não é nenhuma surpresa. Mas o que me deixou mais surpreso é entender que a gente realmente não tem que ficar na cidade. Assim como ele deixou colocado, espero que um desses não tenham sido as palavras reais do Dilador Borges (prefeito). Agora, temos que pagar os custos do ginásio, embora a gente já mantenha os custos dele, com pintura e piso. Mas temos que pagar as custas e procurar uma nova casa. Isso me surpreendeu – comentou Luizinho.
O Vôlei Futuro pretende buscar uma nova cidade para treinar e mandar seus jogos. A tendência é que seja em São Paulo, afinal, o time disputa o Campeonato Paulista, no naipe masculino. Além disso, o clube pede doações via projetos da Lei de Incentivo ao Esporte.
– É duro, mas se é essa a decisão que eles tomaram, a gente tem que seguir em frente e procurar uma nova casa para um projeto que é tão bonito. Acredito que com tantas cidades aqui em volta, a gente logo vai se restabelecer, mas o coração do Vôlei Futuro ainda é araçatubense e vai agora bater na porta de um coração de outra cidade – concluiu o dirigente do Vôlei Futuro.
A agremiação foi fundada em 2002, em Araçatuba, com foco na inclusão social para crianças e adolescentes. Aos poucos, o Vôlei Futuro passou a investir também em equipes profissionais. A equipe feminina foi encerrada em 2012, mas reativada em junho deste ano. Agora, disputará a Superliga C. Já o naipe masculino foi interrompido em 2013, voltou em 2020 e jogará a Superliga B.
“Um adeus amargo: Vôlei Futuro se despede de Araçatuba devido à falta de apoio da Secretaria de Esportes, deixando para trás não só um time profissional, mas também escolinhas que beneficiavam mais de 130 crianças. Um chamado à reflexão sobre o comprometimento com o esporte e o futuro da juventude local. Esperamos de verdade que essa decisão seja repensada é que possamos continuar em nossa cidade do coração”, informou o clube em suas redes sociais.