X

Vôlei Renata bate o Taubaté no tie-break e faz 1 a 0 no playoff final

O Vôlei Renata derrotou o EMS/Taubaté/Funvic por 3 sets a 2, no Giniásio do Abaeté, e abriu vantagem na final do Campeonato Paulista 2019
Autor:

Compartilhe:

Com o Ginásio Abaeté lotado, o Vôlei Renata ignorou o favoritismo do atual campeão da Superliga e pentacampeão Estadual, EMS/Taubaté – que conta com cinco jogadores da Seleção Brasileira, campeões da Copa do Mundo há duas semanas. Com uma bela distribuição do levantador Demian González e contando com a eficiência dos atacantes, principalmente do oposto Renan, o time campineiro venceu o rival por 3 sets a 2 – parciais de 25-23, 26-28, 25-22, 15-25 e 15-13 -, na noite desta sexta-feira, abrindo 1 a 0 no playoff final do Campeonato Paulista Masculino 2019.

O segundo confronto será na próxima quinta-feira, às 21h30, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. O Taubaté precisa vencer por qualquer placar para levar a decisão do título para o golden set (set desempate). O SporTV transmite.

Enquanto o Vôlei Renata busca o seu primeiro título estadual, o Taubaté tenta o hexacampeonato – conquistou as últimas cinco taças de forma consecutiva. A equipe campineira terminou a fase classificatória na liderança e, por isso, tem a vantagem de decidir diante da sua torcida.

(Renato Antunes/Maxx Sports)

Com a exceção do quarto set, o jogo foi muito equilibrado. Mesmo quando uma das equipes conseguia abrir três ou mais pontos de vantagem, a outra dava um jeito encostar.

Essa foi a tônica do primeiro set. Campinas não se intimidou com o fato de estar jogando na casa do adversário. Jogando com personalidade e contando com a boa distribuição de González, Canuto, Vaccari e Renan conseguiram virar as bolas de segurança, fechando o set em 25 a 23.

Empate

A segunda parcial foi tensa, com direito a erro de arbitragem decisiva no final do set. Taubaté chegou a fazer 24 a 22 na parcial, mas Campinas empatou. Lipe entrou no lugar de Douglas Souza. No ponto que seria o set point para o time campineiro, o árbitro marcou bola fora em um ataque válido de Vaccari, causando revolta no banco de reservas campineiro. O dirigente da equipe visitante tomou o cartão amarelo e teve de deixar o banco. Taubaté acabou fechando a parcial por 28 a 26.

Taubaté começou arrasador no terceiro set, abrindo logo 6 a 2 e, em seguida 8 a 4. Mas, aos poucos, contando com bom volume de jogo e  os ataques certeiros de Renan e dos centrais Luizinho e Michel, Campinas virou. Lucarelli, que até então vinha sendo o nome do jogo, errou dois ataques seguidos. Campinas fez dois bloqueios consecutivos e abriu 24 a 22. Em um erro de saque de Lucão, os visitantes fecharam em 25 a 22.

O quarto set começou da mesma forma que o terceiro: com os anfitriões em ritmo acelerado, fazendo 9 a 5 no placar e obrigando o técnico Horácio Dileo a pedir tempo. A equipe campineira errou muito, enquanto o Taubaté passeava em quadra, Rapha variando bastante o ataque pelo meio e pelas pontas. Sem muito esforço, o time da casa fechou em 25 a 15, empatando a partida.

Rapha comemora (Renato Antunes/Maxx Sports)

Tie-break

No tie-break, os atuais campeões da Superliga abriram 7 a 5 e Dileo pediu tempo. Aos poucos, com um bom volume de jogo, o Vôlei Renata se reequilibrou na partida. González usou bem os centrais, prendendo o bloqueio rival. O Taubaté abusou dos erros de saque. Bem no bloqueio e no saque, os visitantes fecharam o quinto set com um bloqueio de Canuto sobre o marroquino Al Hachdadi.

O ponteiro do Taubaté e da Seleção Brasileira Douglas Souza acredita que o bom entrosamento do time rival foi fundamental para a vitória deles.

– O entrosamento do Campinas pesou. Campinas vem fazendo um campeonato muito regular, tem um time bem estruturado e agente está treinando junto há uma semana. Mas temos certeza que até quinta-feira estaremos melhores.

O oposto Renan comemorou a vitória:

– Foi sensacional esse jogo de hoje. Conseguimos sacar e bloquear bem. Mas só termina quando acaba. Tem mais um jogo. Nossa torcida compareceu aqui hoje, mas lá vai ser muito maior – disse o jogador de 2,17m.

(Renato Antunes/Maxx Sports/Divulgação)

EMS/Taubaté/Funvic: Rapha, Mohamed Al Hachdadi, Lucão, Maurício Souza, Lucarelli, Douglas Souza e Thales (líbero). Entraram: Petrus, Carísio, Lipe, Renan e Fabiano. Técnico: Renan Dal Zotto

Vôlei Renata: Demian González, Renan, Michel, Luizinho, Vaccari, Canuto e Bruno Bello (líbero). Entraram: Angellus, Paolinetti, Melqui e Luiz Fernando. Técnico: Horácio Dileo

LEIA TAMBÉM

Sada/Cruzeiro usará próprio vídeocheck na Superliga

Uberlândia confirmada como sede do Sul-Americano de Clubes 2020

Aos 17, Darlan segue os espaços do irmão Alan no Sesi e na Seleção

Betim receberá o próximo Mundial masculino de clubes

Tags: Campeonato PaulistaEMS/Taubaté/FunvicVôlei Renata

Últimas notícias