Não só de sucesso no time principal vive o Vôlei Renata. Assim como a categoria adulta, que faturou o tetracampeonato paulista há menos de um mês, as equipes de base do projeto também seguem mostrando força no estadual. Do sub-15 ao sub-21, as quatro categorias de formação do projeto garantiram vaga nas semifinais para se consolidarem como uma das melhores do Estado.
Assim como a equipe comandada pelo técnico Horacio Dileo, que teve um mês de outubro intenso com a disputa das finais do Paulista, a base do Vôlei Renata também viveu todas as emoções que o período poderia proporcionar. Foram classificações com reviravoltas, viradas e muito trabalho dos meninos.
– Estamos em um período muito importante, que é o de colocar em prática todo trabalho que está sendo feito na temporada no período em que eles começam a pensar no ano que vem, na mudança de categoria, enfim, no futuro. Isso é natural, mas conseguimos manter todos focados e determinados dentro do processo de evolução. Os resultados positivos vieram como consequência do esforço de toda a temporada. Isso é o mais importante. É uma marca importante do projeto, da comissão técnica e também dos jovens – analisa o coordenador técnico das categorias de base do Vôlei Renata e assistente técnico, Fernando Martins, o Pirata.
Mais próximo do time adulto, cedendo atletas para a equipe principal desde o início dos trabalhos, a categoria sub-21 avançou às semi depois de fazer a segunda melhor campanha na primeira fase e eliminar Santo André, com duas vitórias em dois jogos. Agora, o adversário será o Sesi, a partir desta sexta-feira (8/11). Na semana seguinte, os times se enfrentam no Taquaral. Em 2024, ainda, a categoria terminou o brasileiro com a medalha de bronze.
A partir da próxima semana será a vez dos meninos do sub-19 buscarem um lugar na decisão. Na terça-feira (12/11), a categoria infanto enfrenta São José, também em dois jogos, para tentar um lugar na final. A equipe comandada pelo técnico Vinicius Castilho, assim como o sub-21, mostrou boa regularidade durante toda a campanha, terminando a primeira fase com a melhor campanha. No “terceiro turno”, se classificou em segundo lugar e, posteriormente, eliminou São Caetano, nas quartas-de-final, no Golden Set, após vitória de virada, por 3 a 1, no Taquaral.
Em meio à reta final de duelo decisivos do Estadual, o time sub-19, que é o atual campeão paulista, também garantiu vaga para a fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), na etapa disputada em Uberlândia.
– Essas categorias passam por um constante processo de intercâmbio entre elas e com o time principal. Então, muitos deles estão nas finais em duas categorias diferentes, o que, para nós, é motivo de muito orgulho. Isso para o processo de crescimento deles não tem preço – complementa Martins.
Os “caçulas” da base do Vôlei Renata também não fizeram feio. O time sub-17 precisou do Golden Set para reverter uma desvantagem após perder o primeiro jogo. No Taquaral, a equipe comandada pela treinadora Patrícia Appolinário venceu Mauá, por 3 a 1, depois aplicou 25 a 18 na parcial decisiva, para sair com a vaga entre as quatro melhores. O confronto de semifinal é contra o Sesi Jaú.
Com 15 vitórias em 18 jogos, a equipe sub-15 do Vôlei Renata não teve problemas para passar por Praia Grande e avançar para às semi. Os mirins enfrentam São Caetano por uma vaga na decisão. A disputa sofreu uma pausa, pois boa parte da equipe, junto com meninos do sub-17, está disputando a fase final do CBI sub-16, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
– Muitos desses garotos que estão nas categorias mais jovens estão jogando pela primeira vez em nível federado, então a experiência é sempre enriquecedora e todo jogo é uma pequena descoberta. Nosso trabalho com eles é focado no desenvolvimento, tanto motor quanto técnico, por isso, o trabalho da comissão técnica é espetacular nesse sentido, visto pelas campanhas em nível estadual e nacional – encerra Pirata.
PENEIRA
O Vôlei Renata abre as portas do Ginásio do Taquaral entre os dias 13 e 15 de dezembro para receber as futuras promessas do vôlei brasileiro em uma peneira para nascidos entre 2009 e 2012, com vagas para os times sub-17 e sub-15. As inscrições devem ser feitas de forma online no www.voleirenata.com.br/peneira até o dia 6/12.