O Campeonato Paulista masculino tem dono nesta década. O Vôlei Renata agora é tricampeão estadual de forma consecutiva. Nesta quarta-feira, com o Ginásio do Taquaral, em Campinas, lotado, vitória sobre o Sesi por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 25-23, 21-25 e 25-15. O time dirigido por Horácio Dileo fechou assim o playoff decisivo em melhor de três jogos por 2 a 0.
Em comparação aos times titulares utilizados na primeira partida, na Vila Leopoldina, em São Paulo, uma mudança de cada lado. O argentino Lazo entrou no lugar de João Franck na equipe da casa, enquanto Victor Birigui começou na vaga de Tiago Mão nos visitantes.
No primeiro set, domínio completo do Vôlei Renata. Além de aproveitar os diversos erros do Sesi, principalmente no saque, o time de Campinas esteve bem no sistema de bloqueio-defesa, e com alto aproveitamento na virada de bola com Felipe Roque e Adriano.
Equilíbrio foi a tônica da segunda parcial. Mais estável no passe, o Sesi conseguiu mostrar seu poderio ofensivo, liderado por Darlan e Birigui. O confronto ficou nervoso e com erros de arbitragem. A falta do desafio eletrônico para ajudar os juízes fez muita falta, diga-se de passagem. No fim, a entrada do alto e experiente levantador Everaldo na rede ajudou o Vôlei Renata ajudou a amortecer ataques adversários para decretar o placar final de 25-23.
No tudo ou nada, o Sesi veio com um saque fulminante no terceiro set. Foram boas passagens de Carísio para abrir 4 a 0, além de aces de Darlan e Birigui na sequência. Dileo apostou em João Franck para tentar estabilizar a linha de recepção. Mas a boa vantagem aberta pelo Sesi foi bem administrada até o fechamento em 25-15, mesmo após uma passagem com três aces de Felipe Roque.
Com Adriano no saque, o Vôlei Renata abriu 4 a 0 na quarta oficial, obrigando Anderson Rodrigues a parar o jogo. Mesmo com Darlan quase perfeito no sideout, o Sesi não conseguiu gerar muitos contra-ataques para tentar cortar a vantagem. O time ainda errou muito no saque mais uma vez e assim não pressionou os donos da casa. Com uma largada de Felipe Roque, o Vôlei Renata marcou o último ponto, para delírio da torcida no Taquaral.