Pelo 15º ano consecutivo, o Vôlei Renata abre as portas do Ginásio do Taquaral para sua tradicional peneira. Nos dias 9, 13 e 14 de dezembro, as quadras do ginásio serão tomadas por jovens nascidos entre entre 2008 a 2013, que serão divididos nas categorias sub-15, sub-17 e sub-19. As inscrições devem ser feitas de forma online até o dia 5 de dezembro.
No ano passado, nos três dias de peneira, cerca de 900 garotos passaram pelo Taquaral e apenas 12 foram selecionados, quatro para o time sub-17 e oito para o time sub-15.
A peneira 2025 do Vôlei Renata começa com testes no dia 9 de dezembro (terça-feira) para os garotos da categoria que será sub-19 em 2026, ou seja, com jovens nascidos em 2008 e 2009 . A avaliação será feita em apenas um dia.
No final da mesma semana, no dia 13 (sábado), também a partir das 9h, começam os testes da categoria sub-17, nascidos em 2010 e 2011. Neste dia, os atletas serão divididos e avaliados individualmente por posições. Os que forem selecionados, voltam no dia 14 (domingo) para a avaliação coletiva.
Também no dia 14 (domingo), durante a tarde, será a vez dos atletas nascidos entre 2012 e 2013 para a categoria sub-15 passarem pelas avaliações pelo olhar dos técnicos.
– O projeto de formação do Vôlei Renata está enraizado dentro da filosofia do time, não só pela parte social, de abrir as portas para que todos tenham uma oportunidade de serem testados, mas também pelo contato e intercâmbio diário que os meninos que jogam aqui tem com a estrutura e com jogadores do time principal – comentou Fernando Martins, o Pirata, coordenador técnico das categorias de base do Vôlei Renata.
– Entendemos que quanto mais jovens absorvermos esses meninos, melhor podemos trabalhar no desenvolvimento deles na parte técnica, mas também na parte humana – complementou.
Um dos principais pilares do Vôlei Renata é a formação de novos atletas e talentos no vôlei. Os resultados e conquistas das categorias de base, como: a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes sub-21 neste ano e a conquista do Campeonato Paulista sub-15 e sub-19 em 2024, evidenciam o sucesso da base campineira.
Além das conquistas, todas as categorias de base estão disputando as fases decisivas do Campeonato Paulista, com o sub-17 e o sub-21 assegurando vaga na final. O Vôlei Renata também é o único projeto de formação com vaga em todas as fases finais do Campeonato Brasileiro, disputado em Saquarema.


