O Vôlei Renata selecionou novos jogadores para suas categorias de base em 2022. Neste domingo, o projeto campineiro realizou a tradicional peneira, a 12ª de sua história, e escolheu 13 novos atletas para integrarem as equipes infanto e infantil. Os jovens, nascidos entre 2004 e 2007, foram escolhidos em processo de avaliação presencial realizada no Ginásio do Taquaral, e analisados de perto pela comissão técnica da equipe. Durante o dia, mais de 250 meninos passaram pelo local para participar dos testes.
A seletiva foi dividida em duas etapas. A primeira na parte foi da categoria infanto-juvenil (nascidos em 2004 e 2005), comandada pelo técnico Vinicius Castilho. Quase 150 meninos de cinco estados diferentes (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul), além do Distrito Federal, participaram dos testes durante a manhã. No final, apenas quatro foram escolhidos para compor a equipe no ano que vem.
Durante a tarde foi a vez da treinadora Patrícia Appolinário escolher seus jogadores para a categoria infantil (nascidos em 2006 e 2007). Foram avaliados por volta de 90 jovens, a maior do interior de São Paulo, para compor o time do ano que vem. Depois de criteriosa avaliação, nove jovens foram escolhidos
– É uma marca do projeto abrir as portas do Taquaral para dar oportunidades a esses jovens, pois fazemos isso há dez anos e apresentamos retorno disso no time adulto, com diversos jogadores do elenco formados aqui. Neste ano, fomos surpreendidos pela quantidade de garotos que compareceram, o que mostra a seriedade e credibilidade do nosso projeto. Agradeço a todos que se inscreveram e se dedicaram a estar aqui – comenta Guilherme Muller, supervisor das categorias de base do Vôlei Renata.
O trabalho da base é um dos pilares do projeto do Vôlei Renata na Superliga. Desde 2010, o time campineiro já teve 250 jogadores passando por suas categorias, sendo que pouco mais de 50 se tornaram profissionais, caso do oposto Dani, atualmente na França, dos ponteiros Renan (Apan/Eleva/Blumenau), William (deixou São José recentemente), João Rafael (Taranto, da Itália) e do líbero Bruno Bello, que está no Zalau, da Romênia, disputando a Liga dos Campeões.
Alguns deles desde o time infantil (sub-17). Nas últimas três temporadas, o time campineiro contou com jogadores que passaram por todas as categorias até chegar na equipe adulta. Em 2021/2022 não será diferente. O líbero Felix é um talento que está há cinco anos sendo formado em Campinas.
Confira a lista dos aprovados na peneira 2021 do Vôlei Renata:
INFANTO-JUVENIL (SUB-19)
Anderson Victor Fermedo Menin – Central – 1,94m
Rodrigo Mendes Oliveira – Oposto – 1,95m
Gabriel Rocha de Oliveira – Levantador – 1,90m
Nicolas Oliveira dos Santos Sales – Ponteiro – 1,81m
INFANTIL (SUB-17)
João Lucas Rodrigues Dutra – Central – 1,90m
Felipe Franco – Levantador – 1,80m
Pedro Hoffman Pires – Central – 1,91m
Marcos Paulo Barboza Araújo – Central – 1,91m
Eduardo Domingues dos Santos – Central – 1,88m
Gabriel Alves Cardoso – Central – 1,93m
Vitor Henrique Girio Paes – Ponteiro – 1,83m
João Pedro Cacholli – Central – 1,93m
Mateus Prado Beisigel – Ponteiro – 1,85m