O Vôlei Renata é o primeiro semifinalista do Campeonato Sul-Americano masculino de clubes. Nesta quinta-feira, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), vitória campineira sobre o Policial, de Formosa, na Argentina, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 21-25, 25-22, 25-19 e 25-22.
Foi o segundo triunfo do time de Marcos Pacheco, confirmado o primeiro lugar do Grupo C. Na semi, no sábado, o Vôlei Renata enfrentará o campeão do Grupo B, provavelmente o Fiat/Gerdau/Minas, caso vença os argentinos do Ciudad na sequência da rodada de hoje, com transmissão pelo YouTube da Confederação Sul-Americana (CSV) e também pelo Jornal O Tempo.
O primeiro set foi marcado por uma atuação muito irregular dos brasileiros. Problemas no passe, descontrole emocional em alguns momentos e muita dificuldade na virada de bola. De volta ao time após se recuperar de lesão no cotovelo, o oposto Evandro era o mais exaltado, entrando na pilha dos adversários. Pelo lado do Policial, uma boa passagem do ponta Rodriguez pelo saque fez a diferença no placar ficar confortável. No decorrer da parcial, os hermanos abusaram de bolas exploradas, no seu famoso estilo “jogueiro”, e mostraram muita obediência tática no bloqueio até o fechamento.
Logo no início do segundo set, Pacheco trocou Evandro por Nasser. A virada de bola campineira continuou com problema. Aos poucos, porém, outros fundamentos melhoraram. O saque começou a incomodar mais, o sistema defensivo passou a gerar mais contra-ataques, com o meio de rede sendo mais utilizado por Demian Gonzalez. E assim o controle do jogo mudou de mãos.
O Policial só voltou a incomodar no início do quarto set. O time de Campinas voltou a errar mais do que o normal e viu os argentinos abrirem quatro pontos. Pacheco colocou Temponi em quadra no lugar de Adriano, após queda de eficiência ofensiva do jovem ponta. A virada na parcial aconteceu após o 17º ponto, com boa colaboração de Temponi e com o bloqueio aparecendo em momentos decisivos.
O central Barreto foi um dos destaques do Vôlei Renata com 10 pontos e 82% de aproveitamento no ataque. Judson colaborou com 11. Evandro somou 13. O oposto Ocampo, com 18 acertos, liderou o Policial e o jogo.
– Eles têm muito volume de jogo, apostam muito na técnica, têm um bloqueio diferente. Às vezes é preciso atacar, duas, três vezes, para pontuar. Ter paciência foi primordial para conseguirmos a vitória – comentou Temponi.
Nesta sexta-feira, o Vôlei Renata estará de folga. Já os argentinos enfrentam o San Martin (BOL), tentando terminar como o melhor segundo colocado dos três grupos para avanço à semifinal.