O projeto de modernização do Ginásio do Taquaral, casa do Vôlei Renata e do esporte de Campinas, deu mais um passo com a conclusão da reforma do piso. Depois de quase dois meses de obra, a estrutura foi atualizada e recebeu os primeiros treinamentos do time comandado pelo técnico Horácio Dileo.
O novo piso flutuante foi construído com tecnologia para absorver impacto dos atletas. Foram instalados mais de cinco mil amortecedores de borracha, distribuídos em mais de 600 barrotes de madeira, proporcionando mais estabilidade, segurança e conforto aos atletas do time campineiro. Além do time adulto, as quatro categorias de base do Vôlei Renata também utilizam a quadra para jogos e treinos.
A reforma do novo piso foi planejada para evoluir conforme a pré-temporada do Vôlei Renata. A conclusão vai de encontro com a nova etapa do período de treinamento, que é o início da fase de treinos coletivos, quando os atletas começam a saltar. Até então, os treinos físicos mesclados com treinos com bola aconteciam eram realizados sem qualquer impacto.
Inaugurado em 1963, o Ginásio do Taquaral foi reestruturado pela primeira vez no começo da década de 1990. O pavimento antigo de madeira, que havia sido refeito na primeira reforma, foi todo demolido após a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-21, sediado em Campinas, no começo de junho deste ano.
Em seguida, foi iniciada a construção de um novo contrapiso, que passou por nivelamento antes da instalação da madeira. Por cima dos amortecedores, foram colocadas 210 placas de compensado naval, que oferecem, além da estabilidade, resistência à umidade e tem durabilidade maior, garantindo a vida útil da quadra por mais tempo. Durante a obra foram utilizados quase dez mil parafusos, para fixação no solo e nos barrotes.
– Queremos tornar o Ginásio do Taquaral cada vez melhor, não só para nós, mas também para toda população de Campinas, já que o Taquaral também é utilizado por outros esportes, como ginástica, lutas. Iniciamos o movimento pelas melhorias com as reformas dos vestiários lá em 2020, depois passamos pelo cadeiramento do ginásio no ano passado, dando mais conforto para os espectadores, também tivemos a instalação dos leds na iluminação na reta final da Superliga. Então, aos poucos, com apoio do poder público, completamos essa modernização desse símbolo que é o Taquaral – comenta o embaixador do Vôlei Renata, Maurício Lima.
O Ginásio do Taquaral também teve parte da estrutura interna, utilizada pelo Vôlei Renata, revitalizada. A sala de fisioterapia, o vestiário, além da academia e do escritório receberam uma nova pintura, feita em parceria com a Coral, além de outros pequenos reparos e reformas estruturais, garantindo melhor estrutura para trabalho dos membros da comissão técnica do Vôlei Renata.
O primeiro compromisso do Vôlei Renata no Ginásio do Taquaral será a estreia do Campeonato Paulista. Os comandados do técnico Horácio Dileo encaram o Sesi-SP, no dia 24 de agosto, às 18 horas.