Fernando Guimarães está de volta ao comando da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado. Atual técnico do Paulistano, ele foi o responsável pela implantação do projeto ao clube no começo de 2020, passou pela Seleção feminina como assistente e esteve à frente da Ucrânia nos últimos anos.
– Devo uma medalha para os meninos. Ficamos em quarto lugar no Rio. O que vem por aí é uma seleção que vai brigar o tempo inteiro, com a mentalidade de acreditar que vamos conseguir. Haverá uma renovação. Estou feliz e muito empolgado. Pode ter alguém que queira ganhar essa medalha tanto quanto eu, mas mais do que eu, ninguém – disse Fernando, que comandou a Seleção entre 2010 e 2016.
Fernando é o irmão mais novo de José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, também do time de Barueri e dono de três ouros olímpicos no currículo.
A divisão de trabalho entre clube e Seleção não é novidade na vida de Fernando Guimarães. Neste momento, ele prepara o time do Paulistano para as competições que estão retomadas depois da paralisação durante a pandemia:
– Temos a missão de chegar lá, treinar muito. Vamos brigar pelos títulos, vamos atrás de tudo que pudermos.
Além de Guimarães, compõem as comissões técnicas do Paulistano e agora da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado: Elaine Santos, psicóloga; Hernani Dezotti, assistente técnico; e Ronaldo Guilherme Benvenga Junior, preparador físico e nutricionista.
Pelo time nacional, a próxima competição deve ser a Copa do Mundo, no Egito, prevista para acontecer em dezembro. Já pelo Paulistano, ele e o time estreiam com dois jogos marcados para o ginásio Antonio Prado Junior, no próximo dia 16 de outubro, pelo Campeonato Paulista 2021, contra Peruíbe e Barueri.