Eliminação no quali em Ostrava confirmou o fim do sonho olímpico de Kerri Walsh, dono de quatro medalhas na praia, três delas douradas
Uma das maiores lendas do vôlei de praia, Kerri Walsh, de 42 anos, está oficialmente fora da Olimpíada de Tóquio. Nesta quarta-feira, a tricampeã olímpica, ao lado da parceira Brooke Sweat, foi eliminado no qualifying da etapa de Ostrava do Circuito Mundial.
A competição é a última a contar pontos no ranking olímpico. A dupla Walsh/Sweat precisava descontar uma diferença de 160 pontos para Claes/Sponcil, a concorrente pela segunda vaga americana. Com a eliminação precoce, o cenário foi definido. A outra parceria do país nos Jogos será Klineman/Ross.
A reviravolta na disputa americana pela vaga aconteceu na semana passada, quando Kelly Claes e Sarah Sponcil surpreenderam e conquistaram a etapa de Sochi, na Rússia, ultrapassando Walsh/Sweat no ranking. Foi a primeira conquista da dupla, formada em 2019, neste nível de competição.
Claes/Sponcil se tornará a dupla mais jovem a representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos no vôlei de praia. Elas têm uma idade agregada de 49 anos (Claes tem 25 anos; Sponcil, 24). Individualmente, Sponcil se tornará a segunda atleta olímpica de praia americana mais jovem depois que Misty May fez sua estreia olímpica aos 23 anos em Sydney-2020.
Foi justamente com May que Walsh dominou o cenário do vôlei de praia mundial, conquistando o tricampeonato em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012, além de dezenas de torneios internacionais da FIVB. Walsh ainda foi medalhista de bronze, na Rio-2016, ao lado de April Ross. Walsh estreou na Olimpíada em 2000, ainda no vôlei de quadra.