Nos últimos anos, um dos clubes que mais cresceu no cenário internacional foi o Jastrzesbki Wegiel. Após a conquista da Plusliga, a Liga Polonesa, na temporada 2020/2021, a equipe fez uma campanha de destaque e voltou a figurar entre os quatro melhores do continente europeu na última edição da Champions League. Mas apesar do saldo positivo, a última temporada foi um tanto quanto conturbada para o clube do sul da Polônia.
Situado em uma região com forte influencia de indústrias de mineração, o Wegiel é um clube muito tradicional no país e chega para a temporada 2022/2023 como um dos candidatos aos títulos, ao lado do Zaksa. Principais protagonistas no vôlei polonês na atualidade, ambas as equipes protagonizaram um confronto de semifinal na Liga dos Campeões mais recente, na qual o Zaksa saiu vencedor e, mais tarde faturou o bicampeonato. O Wegiel iniciou a temporada faturando a Supercopa da Polônia sobre os arquirrivais, que mais tarde veio a ser a “pedra no sapato” em todas as competições. E num momento chave da temporada, a diretoria do clube decidiu demitir o técnico italiano Andrea Gardini, devido à forma como ele geria e aos últimos desempenhos/resultados desportivos. A partir dali, com técnico interino e algumas lesões em atletas importantes, a temporada estava “arruinada”. A alta expectativa do início terminou apenas com o título da Supercopa.
Nesta última segunda-feira (8/8), o clube fez o anúncio do novo técnico: o renomado argentino Marcelo Mendez. Um reforço de peso em busca de mais títulos. O brasileiro Henrique Furtado, ex-Montes Claros América, será o assistente. Para obter sucesso, a diretoria do clube trabalhou para manter seu qualificado plantel, contando com três atuais campeões olímpicos: o levantador Toniutti, o oposto Boyer e o ponteiro Clevenot.
Posição na última Liga Polonesa: Vice-campeão
Reforço contratado: Kamil Debski (ponteiro)
Quem teve o contrato renovado: Benjamin Toniutti (levantador), Eemi Tervaportti (levantador), Jan Hadrava (oposto), Stephen Boyer (oposto), Trevor Clevenot (ponteiro), Tomasz Fornal (ponteiro), Rafal Szymura (ponteiro), Lukasz Wisniewski (central), Yuri Gladyr (central), Jakub Macyra (central) e Jakub Popiwczak (líbero).
Principal baixa: Árpád Baróti (oposto)
Técnico: Marcelo Mendez (ARG)
Competições previstas no calendário: Liga Polonesa, Copa da Polônia e Champions League
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei
Confira as matérias anteriores da série especial do Web Vôlei
Vakifbank, com Gabi e Egonu, defende ano perfeito
Zaksa tenta se manter no topo sem Semeniuk
Conegliano se renova para seguir no topo
Perugia muda para realizar sonho europeu
Fenerbahce, com Macris, quer volta dos títulos