Dando sequência à reformulação da equipe, William Santa Maria assume o cargo de treinador do Montes Claros América para a disputa da Superliga. Ele já fazia parte do grupo como auxiliar e agora assume a chefia da comissão técnica no lugar de Reinaldo Bacilieri.
William já tem no currículo passagens comandando a equipe do Hatta Club, dos Emirados Árabes (2022/2023). Ainda no país, foi técnico do Al Wasl Sports Club (2020/2022). No Brasil, de 2018 a 2020, esteve no São José, do estado de São Paulo.
– Serão duas semanas, com mais caráter de pré-temporada. É uma janela de oportunidade que se abre para treinar a equipe. Depois, a gente entra numa semana mais competitiva, que é a semana que antecede a Superliga – comentou William, para as redes sociais do clube.
Antes, William foi treinador e assistente da equipe do Porto, de Portugal, de 2016 a 2019. A primeira passagem pelo Montes Claros América foi como estatístico em 2015/2016. Ele é especialista em voleibol (Unifateb), Nível 4 CBV e cursa Ciência e prática do alto rendimento.
William chega para assumir o lugar deixado por Reinaldo Bacilieri, demitido na última semana. Este, por sua vez, foi contratado nesta temporada, após deixar o projeto feminino do Pinheiros. No Campeonato Mineiro, o Montes Claros América ficou na sexta colocação entre seis participantes na fase inicial do Estadual e não avançou para as semifinais.
– Para mim, é sensacional. Como tudo na minha vida, isso vem com muitos desafios. Eu vejo assim, mas é uma equipe, bem formada, bem treinada, corajosa. Tem tudo para dar bom – completou William.