A Copa da Polônia masculina é do Zawiercie. Neste domingo (3/3), na cidade de Cracóvia, vitória na final sobre o Jastrzebski Wegiel por 3 a 1, parciais de 25-22, 20-25, 25-21 e 25-20.
Como de costume, a fanática torcida polonesa se empolgou em uma final histórica. O time comandado por Marcelo Mendez buscava interromper uma sequência de quatro vice-campeonatos seguidos na competição, enquanto os adversários faziam sua primeira aparição em finais de copa.
13.935 pessoas compareceram ao ginásio para assistir ao feito inédito do Zawiercie. Foi batido assim o recorde de público entre clubes da Liga Polonesa masculina.
Alguns dos principais nomes do vôlei atual estiveram em ação, como Tomasz Fornal, Jean Patry, Norbert Huber, Mateusz Bieniek e Trevor Clevenot. No entanto, a surpresa foi um central pouco conhecido. Milosz Zniszczol, polonês de 37 anos, foi eleito o MVP da partida após obter números expressivos: sete ataques (78%) e seis bloqueios, totalizando 13 pontos. O levantador Miguel Tavares também teve atuação destacada, fazendo com que todos os seus atacantes atingissem o duplo dígito na pontuação: Kwolek (16), Clevenot (14), Bieniek (11) e Butryn (11). Pelo Wegiel, a boa atuação de Jean Patry, com 20 pontos, não foi capaz de impedir o revés. Fornal marcou 15.
O time de Mendez teve uma semana importante, se qualificando para as semifinais da Champions League. Atual líder da Liga Polonesa, ele se concentra, agora, na reta final da competição para não carregar o peso da quinta medalha de prata seguida na Copa.
Ao término da partida, o treinador vencedor parabenizou os jogadores e o público por proporcionarem uma atmosfera única:
– Parabéns ao presidente Baran (presidente do clube), à equipe, ao nosso staff e aos torcedores, porque este é um dia relevante para todos os poloneses – disse Michal Winiarski, o primeiro treinador polonês a vencer a Copa da Polônia desde 2014.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei