Com a presença de José Roberto Guimarães no ginásio em Istambul, nesta sexta-feira (5/5), o Eczacibasi carimbou o passaporte para a final do Campeonato Turco feminino de vôlei. Na segunda partida da série semifinal, mais uma vitória sobre o THY, futuro time de Zé, por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 25-21, 21-25 e 25-20.
Na abertura do semi, o Eczacibasi havia sofrido um pouco mais para ganhar de virada no tie-break. Mais uma vez, ficou nítida a dependência do time ofensivamente em Tijana Boskovic, principalmente quando a linha de passe falha, como visto com a tática do THY de minar a russa Irina Voronkova.
A oposta sérvia terminou como a maior pontuadora do time, com 28 acertos. Boskovic foi dominante no primeiro set, com nove acertos, e teve participação decisiva no terceiro, quando o time chegou a ter cinco pontos de desvantagem no placar, e depois manteve o ritmo no quarto.
Em seguida na pontuação do ainda invicto Eczacibasi vieram pelas ponteiras Hande Baladin e Irina Voronkova e pela central Sinead Jack-Kisal, todas com 12.
Pelo THY, sem Kiera Van Kyk, Hanna Orthmann foi o maior destaque. Em um dia inspirado no saque (cinco aces), a alemã terminou a partida com 19 pontos. A americana Madison Kingdom colaborou com 17.
Com a eliminação no Turco, o THY já poderá começar a anunciar as mudanças para 2023/2024, principalmente de Zé Roberto, Julia Bergmann e Diana, já sem compromissos com os ex-times.
O adversário do Eczacibasi sairá do duelo entre Vakifbank x Fenerbahce, a partir das 13h (de Brasília) nesta sexta-feira.