O técnico José Roberto Guimarães definiu as 14 jogadoras que vão viajar na próxima sexta-feira para a cidade Hamamatsu, no Japão, para a disputa da Copa do Mundo Feminina, entre os dias 14 e 29 de setembro.
O torneio masculino será na sequência, também no Japão, entre os dias 1º e 15 de outubro. A Seleção Feminina busca o título inédito. A Masculina tentará a terceira conquista. Todos os jogos do Brasil serão transmitidos pelo SporTV.
A equipe brasileira será formada pelas levantadoras Macris e Roberta, as opostas Sheilla e Lorenne, as ponteiras Gabi, Drussyla, Amanda e Gabi Cândido, as centrais Bia, Mara, Carol e Fabiana e as líberos Léia e Camila Brait.
Ausências
As ausências da lista são a ponteira Natália e oposta Tandara. Natália vem de uma temporada de muitas lesões e não conseguiu defender a Seleção nas competições em que foi relacionada. Atuou nas finais da Liga das Nações, mas sentiu uma lesão na panturrilha justamente na partida decisiva contra os Estados Unidos. Deixou a quadra quando o Brasil vencia por 2 a 0 e a Seleção acabou tomando a virada, ficando com o vice-campeonato.
No Pré-Olímpico, torneio mais importante do ano, que garantiu a Seleção nos Jogos de Tóquio do ano que vem, José Roberto teve de improvisar a oposta Tainara na ponta, já que Natália ainda não tinha condição de jogar. A ponteira viajou nesta quarta-feira para Turquia, para se apresentar ao seu novo clube, o Eczacibasi.
Tandara também já se apresentou ao seu clube, o Sesc RJ e pediu dispensa tanto do Sul-Americano quanto da Copa do Mundo para resolver problemas particulares. Ela fez somente os três jogos do Pré-Olímpico com a camisa da Seleção Brasileira este ano e teve atuação apenas regular. Além da falta de ritmo, atuou improvisada como ponteira, fora da sua posição de origem. Antes dos três jogos do Pré-Olímpico, a última partida da jogadora este ano haiva sido no dia 25 de fevereiro, pelo Guangdong Evergrande, no Campeonato Chinês.
Preparação para Tóquio
– Conquistamos o Sul-Americano no último domingo e foi uma vitória importante para mantermos a hegemonia na América do Sul. Na Copa do Mundo teremos a oportunidade de enfrentar seleções de escolas diferentes e será uma boa preparação para os Jogos Olímpicos do próximo ano – disse José Roberto Guimarães, que ainda comentou sobre a ausência dos nomes da ponteira Natália e da oposta Tandara.
– Não contaremos com algumas jogadoras importantes. A Natália pediu um tempo para cuidar do joelho direito que a incomodou nas duas últimas temporadas. Já a Tandara tem algumas questões particulares e segue em recuperação da lesão no tornozelo esquerdo que aconteceu no campeonato chinês. Precisamos respeitar essas situações – afirmou José Roberto Guimarães.
Fórmula de disputa
As 12 seleções se enfrentam e a equipe que somar o maior número de pontos se sagrará a campeã. A competição conta com o país sede (Japão), a atual campeã mundial (Sérvia) e as duas melhores seleções de cada continente no ranking mundial. Brasil e Argentina (Sul-Americano), Estados Unidos e República Dominicana (Norceca), Quênia e Camarões (África), Holanda e Rússia (Europa) e China e Coreia do Sul (Ásia).
JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO:
Hamamatsu (Japão)
14.09 (SÁBADO) – Brasil x Sérvia, às 5h (Horário de Brasília)
15.09 (DOMINGO) – Brasil x Argentina, às 5h (Horário de Brasília)
16.09 (SEGUNDA-FEIRA) – Brasil x Holanda, às 5h (Horário de Brasília)
18.09 (QUARTA-FEIRA) – Brasil x Quênia, às 6h (Horário de Brasília)
19.09 (QUINTA-FEIRA) – Brasil x Estados Unidos, às 6h (Horário de Brasília)
Sapporo (Japão)
22.09 (DOMINGO) – Brasil x China, às 3h (Horário de Brasília)
23.09 (SEGUNDA-FEIRA) – Brasil x República Dominicana, às 0h30 (Horário de Brasília)
24.09 (TERÇA-FEIRA) – Brasil x Japão, às 7h20 (Horário de Brasília)
Osaka (Japão)
27.09 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x Camarões, às 2h (Horário de Brasília)
27.09 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x Coréia do Sul, às 23h (Horário de Brasília)
29.09 (DOMINGO) – Brasil x Rússia, às 2h (Horário de Brasília)
LEIA MAIS
+ Paulo Coco analisa o grupo do Dentil/Praia Clube no Mundial