O Brasil estreia na VNL 2023 contra a China, nesta quarta-feira, às 6h (horário de Brasília), na cidade japonesa de Nagoya com um time inédito e muitas mudanças em relação ao que ficou com o vice-campeonato no Mundial em outubro do ano passado. Por isso, o técnico da Seleção Brasileira, José Roberto Guimarães, pediu paciência para a torcida verde-amarela nessa primeira semana. Veja aqui os jogos que serão transmitidos pelo SporTV nos próximos dias.
– Vou pedir pra todo mundo ter paciência, para torcer muito para a Seleção Brasileira. Vamos ter problema, momentos de crise que a gente vai ter de superar, crescer e se desenvolver com eles, mas o que a gente quer é representar o Brasil da melhor forma possível – disse Zé Roberto, em entrevista ao Web Vôlei antes do embarque para o Japão, na semana passada.
O Brasil estreia com quatro mudanças em relação ao time titular que ficou com a medalha de prata do Mundial após perder para a Sérvia, ano passado: Ainda sem Gabi, que se apresenta nesta quarta-feira em Saquarema – a capitã brasileira só terminou a temporada de clubes com o Vakifbank há 10 dias e tirou uma merecida folga – Zé Roberto vai escalar duas ponteiras que não estavam no Mundial: Julia Bergmann, que pediu dispensa para terminar os estudos nos Estados Unidos, na época, e Ana Cristina, que também pediu dispensa por questões pessoais. Natinha será a líbero no lugar de Nyeme e Diana vai ser a outra central ao lado de Carol. No Mundial, Carol Gattaz – recém-operada – era a outra meio de rede do time.
O Brasil entra em quadra com: Macris, Kisy, Ana Cristina, Julia Bergmann, Carol, Diana e Natinha. No banco: Naiane, Lorrayna, Tainara, Maiara Basso, Lorena e Laís. Lara se machucou durante o jogo-treino contra o Japão na última sexta-feira e está fora dessa primeira semana.
A China não terá a ponteira Ting Zhu, mas vem treinando junta desde fevereiro desse ano, já que o campeonato nacional do país é curto e acaba bem antes que as demais ligas tradicionais do mundo. Além disso, é a equipe com maior média de altura entre as seleções.
A Seleção Brasileira enfrenta quatro times nesta primeira etapa da VNL. Depois da China, tem pela frente República Dominicana, Holanda e Croácia. Veja aqui a tabela da VNL 2023.